Percevejos, pulgas e ácaros: saiba como identificar e combater infestações nos colchões e lençóis

O percevejo tem hábito noturno, se alimenta de sangue e costuma se esconder na costura dos colchões, sofás e estrados da cama. As pulgas se instalam nas frestas de assoalhos e costuras de carpetes e tapetes. Já os ácaros gostam de ambientes secos ou úmidos.

Percevejos, pulgas e ácaros: saiba como identificar e combater infestações nos colchões e lençóis.
Os percevejos de cama são encontrados em locais próximos de seu hospedeiro, o homem, o cão, o gato e até mesmo as aves. A infestação pode ocorrer em residências, hotéis, cinemas, teatros e transportes coletivos, como ônibus, trens e metrôs. Cruzeiros marítimos e aviões também podem estar infestados. O percevejo é um inseto sem asas, de corpo achatado, coloração marrom avermelhada, que costuma ficar agrupado. Ele tem hábito noturno, se alimenta de sangue e costuma se esconder na costura dos colchões, por isso são conhecidos como percevejo de cama. Quando deitamos, ele é atraído pela respiração e pela temperatura da pele. Eles também podem ser encontrados no estrado da cama, cabeceiras e sofás.

Como reconhecer uma infestação de percevejos de cama? Ao chegar no local, retire o lençol e veja se há manchas escuras arredondadas ou pontinhos pretos no colchão. Se tiver, são as fezes do percevejo. Se tiver, percevejo, não durma na cama. Outra dica é não colocar a mala sobre a cama para evitar o inseto entre nelas. Caso não tenha percebido que e dormiu numa cama com percevejo, lave a roupa em água quente a uma temperatura acima de 80 graus.

A picada de percevejo coça bastante, pode provocar uma reação local com pequeno inchaço da região, calor local e vermelhidão. Algumas pessoas podem ter uma reação mais severa causada pela saliva do inseto. Quando a reação é muito intensa, é indicado o uso de antialérgicos (anti-histamínicos) e pomada com corticoide no local da coceira para reduzir a inflamação.

PULGA

A pulga costuma procurar ambientes com poeira e também pode estar em lugares onde há grande circulação de pessoas, como ônibus, cinema e teatro. Elas se instalam nas frestas de assoalhos e costuras de carpetes e tapetes. Quando há uma grande infestação, o controle das pulgas é difícil. É preciso aplicar o inseticida mais de uma vez.

Para ajudar a eliminar as pulgas, passe primeiramente o aspirador no piso, rodapés e carpetes para retirar possíveis ovos. Depois passe o inseticida, segundo a orientação do fabricante do produto. As larvas vão eclodir com a ação dos produtos e morrerão. É preciso repetir a aplicação duas ou três vezes.

Veja algumas dicas para eliminar as pulgas:

    • Evite ficar no ambiente porque onde há uma pulga, há várias;
    • Chame uma empresa especializada em eliminação de insetos;
    • Se foi picado por pulga, lave a roupa com sabão (pode ser fria ou quente);
    • Se o animal estiver com pulga, leve-o ao veterinário.
A picada de pulga deixa uma bolinha vermelha no local da picada e coça. Também pode causar uma reação mais intensa, assim como a picada de percevejo (estrófulo).

ÁCARO

Os ácaros gostam de ambientes secos ou úmidos e para eliminá-los é necessário aspirar o ambiente e tirar o pó dos móveis. Os ácaros estão presentes na poeira e em ambientes com bolor. É preciso lavar bem as roupas de cama e não sacudir o lençol para o ácaro não se espalhar no ambiente.

 

Ouça o podcast do Bem Estar
O Bem Estar agora tem um podcast. Toda quarta-feira um novo assunto sobre saúde e qualidade de vida.

Você pode ouvir Bem Estar no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga Bem Estar para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Fonte: G1

Atendemos toda a grande São Paulo, Litoral e Interior